terça-feira, 21 de julho de 2009

Janaúba, cidade número 1

Em 23 de julho de 2008, a Revista Veja (edição 2070), destacava em matéria da lavra dos jornalistas Daniel Biasetto e Mariana Amaro, as cidades que são número 1 no Brasil dentre os 5564 municípios do país e a cidade de Janaúba se tornou orgulho para todo Estado por apresentar o menor índice de mortalidade infantil de toda América Latina: “Janaúba está situada em uma das regiões mais pobres de Minas Gerais, mas registra apenas 4,1 óbitos por 1000 nascidos. A média nacional é de 25 óbitos por 1000 nascidos. Janaúba alcançou o índice, melhor que o americano e equivalente ao suíço, nesta década, graças a um programa que deu atenção especial às gestantes e às crianças em situação de risco. Há apenas oito anos, a mortalidade infantil atingia 31 em cada 1000 nascidos no município” citou a revista. Esse feito na área de saúde, de acordo com o então prefeito Ivonei Abade Brito (2001/2008), “só foi possível graças às intervenções e atitudes que foram tomadas ao longo de sete anos e meio de nossa administração. Além da cobertura de 100% do município através dos agentes de saúde, criamos uma rede através do prontuário eletrônico, ligada às Unidades de Saúde, hospital Regional e com a regulação estadual, permitindo assim, um pronto diagnóstico onde quer que a parturiente estivesse”. Esse feito trouxe a Janaúba, naquela oportunidade, delegações de diversos países e de vários estados do país para conhecerem o sistema adotado, composta por Ministros e Secretários de Saúde. Para o então Secretário de Saúde de Janaúba, o médico Helvécio Campos de Albuquerque, o sistema é tão eficiente, conforme atestam os números, que Portugal enviou delegação especial com a finalidade de adotá-lo em seu país.
Os investimentos no setor de saúde de Janaúba durante o governo de Ivonei Abade permitiram não só a queda drástica no número de óbitos de crianças como também proporcionou melhor qualidade de vida para toda população, inclusive das cidades circunvizinhas, que passaram a contar com UTI Neonatal, Hospital Regional, Centro de Hemodiálise, Centro Viva Vida destinado à média complexidade com atendimentos nas áreas de neurologia, cardiologia e prevenção do câncer, construção, ampliação e reforma de Unidades de Saúde.
Comentando sobre o assunto, Ivonei Abade afirmou que apenas cumpriu seu papel como gestor municipal, promovendo o bem estar de todos, que é um direito sagrado do cidadão.
(Imprensa Livre Janaúba é Notícia – Machado, Wagner – 21 de julho de 2009 – este texto pode ser reproduzido no todo ou em parte sem necessidade de citação da fonte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário